1- apresentam Membrana Plasmática;
2- contém CITOPLASMA;
3- possuem Material genético (DNA).
O CITOPLASMA constitui a maior parte do volume celular, nele ocorre a maioria dos processos metabólicos, e é nele que ocorre a produção da maior parte das substâncias necessárias ao funcionamento da célula. É constituído pelo CITOSOL (solução aquosa) e pelas ORGANELAS.
=> Nas células eucarióticas, o citoplasma: é organizado especialmente pelo Citoesqueleto, responsável pela sustentação celular. É entrecortado por uma rede de tubos e canais membranosos, onde ocorrem a produção e o transporte de diversas substâncias celulares. há também diversas organelas citoplasmáticas, estruturas que atuam em funções específicas.
=> Nas células procarióticas, o citoplasma: tem organização relativamente mais simples.
#O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS#
Presente nas Arqueas e no grande grupo das Bactérias, o citoplasma dos seres procarióticos designa todo o ambiente interno da célula, delimitado pela membrana plasmática. É constituído pelo CITOSOL (líquido viscoso e semitransparente). Além disso, há uma ou mais moléculas de DNA, que constitui o cromossomo bacteriano e ao longo deste está emaranhado e concentrado no nucleóide (área correspondente ao núcleo, porém não possui membrana envolvente).
Contém milhares de ribossomos, grânulos cuja função é produzir proteínas e pode conter ainda pequenos pedaços de moléculas circulares de DNA, os plasmídios.
Clique aqui para ir para Imagem do citoplasma dos procariontes
Clique aqui para ir para Imagem do citoplasma dos procariontes
#O CITOPLASMA DAS CÉLULAS EUCARIÓTICAS#
As células eucarióticas são bem maiores que as procarióticas, por isso são mais complexas, nelas o citoplasma fica localizado entre a membrana plasmática e o envoltório que reveste o núcleo celular. Há diversas organelas mergulhadas no citosol, além do citoesqueleto que define a forma e permite que ela realize movimentos.
A seguir veremos algumas dessas organelas que constituem o citoplasma das células eucarióticas e suas respectivas funções:
- Retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático granuloso (porque possui ribossomos aderidos a sua membrana) atua na produção e transporte de proteínas celulares. O retículo endoplasmático não-granuloso produz ácidos graxos, fosfolipídios e esteróides.
- Complexo golgiense: modifica proteínas produzidas no retículo granuloso e produz carboidratos. É responsável por expulsar para fora da célula substâncias úteis ao organismo.
- Lisossomos: capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas.
- Peroxissomos: sua principal função é a oxidação dos ácidos graxos, que serão utilizados para a síntese de colesterol.
- Mitocôndrias: nelas ocorre a respiração celular.
- Ribossomos: produzem proteínas quando associados a moléculas de RNAm.
- Vacúolos: englobam partículas que são digeridas pelas enzimas lisossômicas.
Nas células vegetais, encontramos ainda:
- Vacúolos: servem principalmente para armazenamento de água, pigmentos e outras substâncias.
- Cloroplastos: possuem clorofila e respondem pelo processo da fotossíntese.