Pages

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Citoplasma e Organelas

Apesar de sua diversidade, todas as células compartilham ao menos três características:
1- apresentam Membrana Plasmática;
2- contém CITOPLASMA;
3- possuem Material genético (DNA).


O CITOPLASMA constitui a maior parte do volume celular, nele ocorre a maioria dos processos metabólicos, e é nele que ocorre a produção da maior parte das substâncias necessárias ao funcionamento da célula. É constituído pelo CITOSOL (solução aquosa) e pelas ORGANELAS.

=> Nas células eucarióticas, o citoplasma: é organizado especialmente pelo Citoesqueleto, responsável pela sustentação celular. É entrecortado por uma rede de tubos e canais membranosos, onde ocorrem a produção e o transporte de diversas substâncias celulares. há também diversas organelas citoplasmáticas, estruturas que atuam em funções específicas.

=> Nas células procarióticas, o citoplasma:  tem organização relativamente mais simples.


#O CITOPLASMA DAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS#
Presente nas Arqueas e no grande grupo das Bactérias, o citoplasma dos seres procarióticos designa todo o ambiente interno da célula, delimitado pela membrana plasmática. É constituído pelo CITOSOL (líquido viscoso e semitransparente). Além disso, há uma ou mais moléculas de DNA, que constitui o cromossomo bacteriano e ao longo deste está emaranhado e concentrado no nucleóide (área correspondente ao núcleo, porém não possui membrana envolvente).
Contém milhares de ribossomos, grânulos cuja função é produzir proteínas e pode conter ainda pequenos pedaços de moléculas circulares de DNA, os plasmídios.

Clique aqui para ir para Imagem do citoplasma dos procariontes


#O CITOPLASMA DAS CÉLULAS EUCARIÓTICAS#
As células eucarióticas são bem maiores que as procarióticas, por isso são mais complexas, nelas o citoplasma fica localizado entre a membrana plasmática e o envoltório que reveste o núcleo celular. Há diversas organelas mergulhadas no citosol, além do citoesqueleto que define a forma e permite que ela realize movimentos.
A seguir veremos algumas dessas organelas que constituem o citoplasma das células eucarióticas e suas respectivas funções:

  1. Retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático granuloso (porque possui ribossomos aderidos a sua membrana) atua na produção e transporte de proteínas celulares. O retículo endoplasmático não-granuloso produz ácidos graxos, fosfolipídios e esteróides.
  2. Complexo golgiense: modifica proteínas produzidas no retículo granuloso e produz carboidratos. É responsável por expulsar para fora da célula substâncias úteis ao organismo.
  3. Lisossomos: capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas.
  4. Peroxissomos: sua principal função é a oxidação dos ácidos graxos, que serão utilizados para a síntese de colesterol.
  5. Mitocôndrias: nelas ocorre a respiração celular.
  6. Ribossomos: produzem proteínas quando associados a moléculas de RNAm.
  7. Vacúolos: englobam partículas que são digeridas pelas enzimas lisossômicas.

Nas células vegetais, encontramos ainda:
  1. Vacúolos: servem principalmente para armazenamento de água, pigmentos e outras substâncias.
  2. Cloroplastos: possuem clorofila e respondem pelo processo da fotossíntese.

















quarta-feira, 6 de junho de 2012

Introdução à Eletrostática


Carga Elétrica
            Para a Eletricidade, interessam principalmente os prótons e os elétrons, que são partículas dotadas de carga elétrica.

O próton e o elétron possuem cargas opostas, sendo o próton (+) e o elétron (-).

Chamamos de carga elementar e o módulo da carga do elétron ou do próton, pois essas partículas possuem a menor quantidade de carga elétrica encontrada na natureza. Por meio de experimentos, verificou-se que a carga elementar e vale:


 E sua unidade no SI é o Coulomb (C).

Um corpo eletrizado, isto é, com carga total diferente de zero, possui FALTA ou EXCESSO de um número n de ELÉTRONS. Sendo Q a quantidade de carga elétrica desse corpo, seu módulo será calculado como:

Q = n.e

Assim, quando RETIRAMOS elétrons de um corpo, sua carga POSITIVA fica maior que a negativa, e o corpo passa a ficar eletrizado positivamente.
E quando um corpo GANHA elétrons, a carga NEGATIVA fica maior que a positiva, e o corpo fica eletrizado negativamente.


Condutores e Isolantes Elétricos
            Dependendo da constituição de um corpo, ele pode ser classificado em condutor ou isolante.
=> Nos corpos condutores, as cargas elétricas se movimentam com relativa facilidade.
=> Nos corpos isolantes, não existe movimentação das cargas, ou existe com muita dificuldade.

Exemplo de condutores: metais, ferro, alumínio, cobre, prata, entre outros.

Porque os exemplos citados anteriormente são classificados como corpos condutores?
- Eles apresentam uma estrutura cristalina na qual ocorre liberação parcial dos elétrons mais externos, mais os elétrons não conseguem abandonar o cristal. Isso favorece o movimento das cargas e torna o corpo condutor.