São várias as teorias que se dispõem a explicar a origem da vida em nosso planeta. Entre elas temos:
- Biogênese: diz que todo ser vivo se origina por reprodução de outro ser vivo da mesma espécie. Defensores da Biogênese: Francesco Redi (com o experimento dos potes de carne em putrefação), Spallanzani, Pasteur (que foi o responsável pela derrubada da abiogênese com o experimento dos frascos com "pescoço de cisne"),Oparin-Haldane e Stanley Miller (que simulou em laboratório a atmosfera da terra primitiva e seus respectivos gases: CH4, NH3, H2 e vapor d'água).
- Abiogênese:ficou conhecida como teoria da Geração Espontânea diz que os seres vivos podiam surgir a partir da matéria bruta (espontâneamente). Defensores da Abiogênese: Aristóteles, René Descartes, Isaac Newton, Needham e Jan Baptista van Helmont. Este último chegou a gerar uma receita para produzir ratos por meio da geração espontânea.
- Criacionismo ou Fixismo: relata que Deus criou o mundo.
==> Teorias modernas sobre a origem da vida:
- Panspermia ou Cosmogênese:relata que a vida teve origem na Terra a partir de seres vivos vindos do espaço em meteoros que colidiram com a Terra, naquela época.
- Origem Química da Vida (teoria de Oparin-Haldane):relata que a vida surgiu em um meio abiótico, ou seja, surgiu a partir das reações e combinações químicas "entre os gases" da Terra primitiva.
==> Seguem abaixo os experimentos que foram realizados em favor da Biogênese:
- Experiência dos potes de carne em putrefação (Redi):Redi colocou pedaços de carne crua em frascos de boca larga, vedou alguns deles com gaze muito fina e deixou outros abertos. Nestes últimos, em que as moscas entravam e saíam livremente, logo surgiram "vermes". Nos frascos tampados com a gaze, que impedia a entrada das moscas, não apareceu nenhum verme, mesmo depois de passados muitos dias.
- Experiência dos frascos com "Pescoço de Cisne" (Pasteur):em nenhum dos frascos com pescoço de cisne desenvolveram-se microrganismos, apesar de o caldo estar em contato com o ar. A explicação é que os microrganismos presentes no ar, retidos nas curvas do gargalo, não atingiam o líquido do frasco.
*** O experimento de Miller:
veio provar a teoria de Oparin-Haldane, através de um simulador ele mostrou que o liquido acumulado na parte inferior do aparelho revelava a presença de aminoácidos.
De que se alimentavam os primeiros seres vivos???
Essa pergunta levou os cientistas a elaborarem duas hipóteses como resposta:
- Hipótese Autotrófica: os seres vivos primitivos produziam seu próprio alimento por meio de quimiossíntese.
- Hipótese Heterotrófica: os seres vivos primitivos não teriam capacidade de fabricar seu próprio alimento. Obtinham a energia que precisavam por meio de fermentação.
Esses primeiros seres vivos deveriam ter uma estrutura bem simples, sendo assim Procariontes. Ao longo do tempo esses seres foram sofrendo invaginações por mitocôndrias e cianobactérias. As invaginações por mitocôndrias gerou o que conhecemos como células animais e as invaginações por cianobactéria gerou as células vegetais. Essa definição é chamada de Teoria Endossimbiótica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário